quinta-feira, 24 de abril de 2014

Conheça os 10 mandamentos para manter os cabelos saudáveis

Ficar com um cabelo bonito é um desejo que não sai da cabeça de nenhuma mulher. Para manter os fios brilhantes, fortes e macios, como os que aparecem nas capas de revista, é preciso tomar alguns cuidados básicos, seja na hora do banho ou fazendo os penteados.


Para ajudar nessa missão cabeluda, a dermatologista Carolina Reaton Marçon e o top cabeleireiro da Natura, Gui Cassolari, elegeram abaixo os 10 mandamentos para ter um cabelo saudável. 
 
1 – A beleza vem de dentro
A forma como você se alimenta atua diretamente na saúde dos cabelos e do couro cabeludo: consuma diariamente verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais, lembra a dermatologista. “Além de ajudar a manter o corpo em forma e a sua saúde em dia, uma alimentação saudável e balanceada lhe ajuda, também, a ter cabelos fortes, bonitos e brilhantes.”
 
2 – Água quente, cabelo doente                                                                                       
Um banho bem quente pode até ser relaxante para o corpo, mas é péssimo para os cabelos. A temperatura aumenta a oleosidade do couro cabeludo, facilitando o aparecimento de seborreia e aumentando a queda. 
 
Carolina reforça, ainda, que “a água quente desencadeia a remoção da camada que promove a hidratação e a proteção natural dos fios, deixando-os secos, opacos e com frizz”. O ideal, portanto, é lavar os cabelos com água morna. E quando tomar banho quente no inverno, seja breve debaixo do chuveiro.
 
3 – Espuma legal 
Alguns gestos no momento da limpeza também contribuem para a saúde dos fios. “Não exagere no shampoo, nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois passe na cabeça com as pontas dos dedos, nunca com as unhas”, ensina a dermatologista.
 
4 – Desembaraçar para não quebrar
Pentear os cabelos de forma errada é uma das principais causas de quebra dos fios. Para evitar o dano, Gui Cassolari aconselha “desembaraçar os cabelos no banho, com a ajuda do condicionador e um pente largo”. O especialista diz que esse cuidado é fundamental para quem tem cabelos frágeis e fios sensibilizados, pois diminui a queda.
 
5 – Hidratação reparadora
Quem usa produtos de cuidados específicos para as necessidades dos seus fios está no caminho certo para ter o cabelo saudável. As ampolas são perfeitas para quem está precisando de uma nutrição profunda em poucos minuto. 
 
“A Ampola Multibenefícios de Reparação Capilar, de Plant, é o tratamento ideal para quem quer rapidez e eficiência. Use quando sentir que seus fios precisam de um tratamento de resgate, ou seja, se estiverem porosos, ásperos e sem brilho”, recomenda Cassolari.
 
6 – Modelado e lindo
Exagerar no secador, na chapinha e no babyliss faz mal, e isso não é novidade. Usar esses apetrechos de modo inadequado pode ressecar, queimar e até quebrar o cabelo. Para não ter erro antes de modelar os fios, retire o excesso de água com uma toalha, sem esfregar. “Nunca encoste o bico do secador diretamente no cabelo e sempre seque os fios antes de passar a chapinha ou o babyliss”, indica o top cabelereiro da Natura. 
 
7 -  Química com saúde
A química pode mudar a textura e a cor dos cabelos. Mas quanto mais radical a mudança, maior é o dano. “O melhor é escolher um estilo mais próximo à estrutura natural do seu cabelo e uma cor mais próxima da sua tonalidade natural. Isso irá minimizar os danos aos fios”, indica a dermatologista. “Caso opte por escovas progressivas, prolongue o tempor entre os procedimentos para ao menos 6 meses.”
 
8 – Penteados do bem
Variar a forma de prender os cabelos é mesmo uma delícia e um bom truque para renovar o visual. No entanto, é preciso ficar atento na hora de se produzir. Gui Cassolari aconselha o usos de presilhas do tipo jacaré ou de elásticos forrados, acessórios que promovem menor atrito com os fios.
 
“Tranças apertadas, rabos de cavalo e coques muito puxados podem danificar o cabelo. A tração causada por esses penteados, principalmente contínua e frequente, pode causar tensão suficiente para provocar ruptura do fio ou alopecia de tração [queda dos fios]”, explica Carolina.  
 
9 – Previsão do tempo
Adaptar os cuidados de acordo com o clima é uma decisão inteligente. Nessa época de dias mais quentes, proteja os cabelos do sol usando chapéu e mantenha os fios bem hidratados. “Evite o ar condicionado, pois ele deixa o cabelo ressecado e mais frágil, retirando todo o brilho.”, aconselha a dermatologista. 
 
10 – Dicas do especialista, não do amigo 
Todo mundo conhece alguma história desastrosa de tentativas de corte ou procedimentos químicos de cabelos em casa. Para as mudanças mais radicais, procure sempre um profissional especializado. O mesmo vale para se você notar alguma diferença estranha nos fios ou no couro cabeludo. 
 
“O ideal é que seja feita uma avaliação por um especialista, que irá identificar os motivos das alterações e direcionar o tratamento para tal. Muitas vezes existem alterações hormonais ou metabólicas que precisam ser controladas para que os fios cresçam saudáveis”, finaliza Carolina.

Fonte: www.natura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. E ai o que vocês acharam? Façam seus comentários, críticas e sugestões =)